Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. A etimologia da palavra emoção indica que ela tem origem no latim, na palavra ex movere, que significa “mover para fora” ou “afastar-se”.
A diferença entre emoção e sentimento, diz que:
- As emoções são reflexos naturais diante de acontecimentos, são uma resposta física ou química comandada pelo cérebro humano.
- Já os sentimentos são uma consequência das emoções e são sentidos por cada pessoa de acordo com a sua experiência, personalidade, cultura e criação.
Quando te falei para “parar de se sabotar”, neste caso, se sabotar emocionalmente, quis te trazer para o entendimento do que a falta de equilíbrio sobre esses fatos podem afetar sua vida por completo, deixando sequelas irreparáveis.
Emoções negativas como ansiedade, depressão, baixa autoestima, ira, raiva, rancor, orgulho, culpa, solidão, são estados de espírito egoístas que não afetam apenas você, mas também as pessoas em torno de você e sua família, amigos e colegas de trabalho.
Não sou dono da verdade para te induzir a fazer o que acho ser certo, mas posso te guiar pelas ações que tomei e mudaram minha vida. Usei a fé como combustível para vencer o lado negativo e seguir com uma atitude mental positiva, para ser melhor para mim mesmo e como consequência, melhor para todos ao meu redor.
Faça bom uso do seu livre arbítrio e use sua fé. Li em um texto bem antigo que ainda que ela seja como um grão de mostarda, pequeno aos olhos humanos, ainda assim pode fazer montes se moverem.
Júlio Fernandes | @vozesdopensar
Mentor, Trainner e Analista Comportamental